Versão em Inglês

Notícias

14-04-2017
HAITool no 4th International Conference on Prevention & Infection Control.
O trabalho desenvolvido no ambito do projecto HAITool vai ser apresentado no 4th International Conference on Prevention & Infection Control, que terá lugar em Geneve, Suiça, de 20 a 23 de Junho de 2017. Oa absracts aceites podem ser vistos nos links abaixo:
Antibiotic prescription: barriers and suggested antibiotic stewardship interventions in two Portuguese hospitals
Implementing Effective Antibiotic Stewardship Programs throughout a collaborative process between Healthcare Workers and Researchers
How Integrated Information Systems Can Expedite Microbiology Laboratory Work in Antibiotic Stewardship Programs.
HAITool – Using Innovative Design Science to Collaboratively Implement an Antibiotic Stewardship Decision-Support Smart System

02-02-2017
HAITool na 10th Pharmaceutical Care Network Europe Working Conference.
O poster entitulado “HAITool: Supporting Clinical Pharmacist’s Role on Antibiotic Stewardship through an Innovative Information System” foi apresentado na "10th Pharmaceutical Care Network Europe Working Conference", em Bled, Eslovenia, de 1 a 4 de Fevereiro de 2017. O poster pode ser visto aqui

28-01-2017
HAITooL apresentado no programa Falar Global da CMTV
Os Investigadores Luís V. Lapão e Pedro Póvoa apresentaram o projecto HAITool, no programa Falar Global da CMTV, explicaram como o sistema de informação HAITool pode ajudar a reduzir as taxas de bacterias resistentes aos antibióticos. Veja o programa aqui.

13-01-2017
"HAITool visa ajudar a tomar decisões na Saúde"
"HAITool visa ajudar a tomar decisões na Saúde" é o titulo de um artigo publicado pela COMPUTER WORLD, onde o projecto HAITool é apresentado. Leia o artigo aqui.

12-01-2017
HAITooL apresentado no evento Media Breakfast - Qlik
O HAITool foi apresentado no evento Media Breakfast dos nossos parceiros tecnologicos Qlik, como um exemplo de como a tecnologia Qlick pode ser aplicada à inovação em saúde.

21-12-2016
Roadshow HAITooL na ARS Alentejo
A última sessão do HAITool Roadshow aconteceu no ARS Alentejo, Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, no dia 21 de dezembro. A HAITooL foi apresentada e discutida a uma audiência de 20 profissionais de saúde. O projeto HAITool foi altamente apreciado e vários hospitais se interessaram pela implementação do HAITool.


16-12-2016
Roadshow HAITooL em Lisboa
O Roadshow HAITool em Lisboa realizou-se no IHMT-UNL a 16 de Dezembro. Todos os hospitais da ARS Lisboa e Vale do Tejo e ARS Algarve foram convidados. Esta sessão teve a presença do Dr. Carlos Palos, em representação do PPCIRA nacional. O projeto HAITool foi altamente apreciado.


12-12-2016
Roadshow HAITooL na ARS Centro
O Roadshow HAITool já teve a sua segunda sessão, que teve lugar na ARS Centro, Ordem dos Enfermeiros da Região Centro, em Coimbra em 12 de Dezembro. HAITooL foi apresentado e discutido a uma audiência de 15 profissionais de saúde de hospitais da região centro de Portugal. O projeto HAITool foi altamente apreciado e vários hospitais se interessaram pela implementação do HAITool.


02-12-2016
HAITool foi apresentado no Congresso Nacional de VIH, Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica
O resumo intitulado “The Role of Microbiology Laboratory on Antibiotic Stewardship Programs: How Integrated Information Systems Can Leverage it” foi apresentado (Comunicação Oral) no Congresso Nacional de VIH, Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica, que teve lugar em Coimbra, de 30 de Novembro a 2 de Dzembro de 2016. O resumo pode ser visto aqui

11-11-2016
Roadshow HAITooL na ARS Norte
O Roadshow HAITool já começou! A primeira sessão realizou-se no ARS Norte, Hospital Magalhães Lemos, Porto, no dia 11 de Novembro. O HAITooL foi apresentado e discutido a uma audiência de 25 profissionais de saúde de hospitais da região norte de Portugal. O projeto HAITool foi altamente apreciado e vários hospitais mostraram interesse na implementação do HAITool.

09-11-2016
HAITool publica filmes sobre implementação de "Antibiotic Stewardship"
A equipa HAITool publicou 2 filmes onde aborda a problemática da resistencia aos antibióticos e a implementação de "Antibiotic Stewardship". Pode aceder aos filmes atravês dos seguintes links.
Video HAITooL – A problemática das infecções hospitalares e da resistência aos antibióticos


Video HAITooL - Usar a ciência e a evidência para prevenir e controlar as infecções hospitalares e a resistência aos antibióticos


30-10-2016
Seminario Internacional sobre Implementação de "Antibiotic Stewardship" foi noticia na Saúde Online
O Seminario Internacional sobre Implementação de "Antibiotic Stewardship" (que teve lugar no IHMT a 27 de Outubro de 2016) foi noticia na Saúde Online. Veja o artigo aqui.

28-10-2016
Seminario Internacional sobre Implementação de "Antibiotic Stewardship"
O projecto HAITool foi apresentado e discutido no Seminário Internacional de Lisboa Implementação de “Antibiótico Stewarsdhip”, realizado no IHMT, em 27 de Outubro, com a participação de investigadores e profissionais da saúde nacionais e internacionais. Gunnar Skov Simonsen e Anne Mette Asfeldt, parceiros do Departamento de Microbiologia e Controlo de Infecção do Hospital Universitário do Norte da Noruega, apresentaram o caso de sucesso da Noruega, gestão do uso de antibióticos e o papel do controlo de infeção naquele hospital.

26-10-2016
Seminario Internacional sobre Implementação de "Antibiotic Stewardship"
A equipa HAITool, organiza a 27 de Outubro, no IHMT, o Seminario Internacional sobre Implementação de "Antibiotic Stewardship". Consulte o programa aqui.

25-10-2016
Boas Práticas para a Implementação de “Antibiotic Stewardship”
A equipa HAITool, publica Boas Práticas para a Implementação de “Antibiotic Stewardship”. Aceda ao documento aqui.

15-10-2016
Luís Velez Lapão no DN
Numa noticia no jornal DN, o Investigador Luís Velez Lapão falou sobre a importancia da lavagem das mãos no controlo das infecções causadas por microorganismos resistentes aos antibióticos. Veja o notícia aqui.

28-06-2016
Luís Velez Lapão no programa “Viva Saúde” da RTP Africa
O Investigador Luís Velez Lapão falou sobre Infecções Hospitalares e Inovação no programa Viva Saúde emitido RTP Africa. Luís Velez Lapão mencionou a importância da inovação, trabalho de equipa e formação na prevenção e controlo das infecções hospitalares. Veja o programa aqui.

01-06-2016
Investigador do projecto HAITool publicam artigo sobre o papel do laboratório de microbiologia na prevenção e controlo das infecções associadas aos cuidados de saúde causadas por microorganismos resistentes aos antibióticos.
O artigo intitulado “Prevention and control of antimicrobial resistant healthcare associated infections: the Microbiology Laboratory rocks” foi recentemente aceite para publicação na revista Frontiers in Microbiology. Este artigo é um trabalho colaborativo entre IHMT e o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (parceiro HAITool) e foca o papel e a importância do Laboratório de Microbiologia na prevenção e controlo das infecções associadas aos cuidados de saúde causadas por microorganismos resistentes aos antibióticos, nos Programas de “Antibiotic Stewardship” e no apoio às equipas de controlo de infecção (i.e. PPCIRA). Os autores também destacam os desafios que o Laboratório de Microbiologia têm de enfrentar, incluindo a selecção de métodos analíticos e a utilização adequada dos canais de comunicação com outros serviços de saúde, que pode ser potenciada através da utilização de sistemas de informação.

17-05-2016
HAITool foi apresentado no “6º Seminário Prevenção e Controlo da Infecção, Coimbra, 2016.
O poster “HAITool – A Co-Designed Surveillance and Decision-support System to Support Antibiotic Stewardship Programs in Portugal” foi apresentado no 6º Seminário Prevenção e Controlo da Infecçao, organizado pela Associação Portuguesa de Infecção Hospitalar, que teve lugar em Coimbra, no dia 17 de Maio de 2016. O poster pode ser visto aqui

06-05-2016
Reportagem sobre o HAITool na RTP
O projecto HAITool foi tema de reportagem na RTP. Numa reportagem que teve lugar na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de São Francisco Xavier-CHLO, Pedro Póvoa e Luís Velez Lapão, explicaram o HAITool e a sua importância na vigilância, controlo e prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados e Saúde e Resistência aos antimicrobianos. Veja a reportagem aqui

29-04-2016
HAITool foi apresentado no NOVAsaúde Workshop on Health Informatics, Lisboa, 2016.
O abstract “HAITool – a Co-Designed Surveillance and Decision-Support System to Enhance Antibiotic Stewardship Programs” foi apresentado (como apresentação oral) no NOVAsaúde Workshop on Health Informatics que teve lugar em Lisboa no dia 29 de Abril de 2016. O abstract pode ser visto aqui

26-04-2016
Hospital Distrital da Figueira da Foz junta-se ao HAITool
Numa reunião que juntou a equipa do HAItool e a Administração, o GCL-PPCITA e a equipa dos Sistema de Informação do Hospital Distrital da Figueira da Foz, o projeto HAITool foi apresentado e foi decidido que Hospital Distrital da Figueira da Foz é o terceiro Hospital Português onde HAITool vai ser implementado.

26-04-2016
HAITool será apresentado no European, Mediterranean & Middle Eastern Conference on Information Systems – EMCIS 2016
O artigo “Using Design Science Research Methodology to Implement a Surveillance and Decision-Support Information System to Manage Healthcare Associated Infections and Antibiotic use in Hospitals” foi selecionado para publicação no European, Mediterranean & Middle Eastern Conference on Information Systems 2016 (EMCIS 2016), que terá lugar em Cracóvia, Polónia, nos dias 23 e 24 de Junho de 20176

19-04-2016
HAITool será apresentado no Health – exploring complexity (HEC2016)
O artigo “Co-Design of a Computer-Assisted Medical Decision Support System to Manage Antibiotic Prescription in an ICU Ward” foi selecionado para publicação e comunicação oral no Health – exploring complexity (HEC2016) que terá lugar em Munique, Alemanha, de 28 de Agosto a 2 de Setembro de 2016.

29-03-2016
HAITool no 26º Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas
O poster com o título “Innovating the Control and Prevention of Antibiotic Resistant Infections – a toolkit to monitor and assist antibiotic use and resistance trends” será apresentado no 26th European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases, que terá lugar em Amesterdão, Holanda de 9 a 12 de Abril, 2016.
O resumo e o poster podem ser consultados aqui aqui.

18-03-2016
HAITool no 16º Congresso Internacional da Federação de Controlo de Infeções (IFIC)
O resumo com o título “Antibiotic stewardship decision-supporting system - innovating the control and prevention of antibiotic resistant infections - a participative approach” foi apresentado no 16º Congresso Internacional da Federação de Controlo de Infeções (IFIC), que teve lugar em Viena, Áustria de 16 a 19 de Março, 2016.
O resumo pode ser consultado aqui aqui.

17-03-2016
O sistema HAITool foi implementado no Hospital de São Francisco Xavier-Centro Hospitalar de Lisboa e no Hospital do Espírito Santo de Évora
Vários encontros tiveram lugar de modo a implementar (e providenciar suporte adicional) o HAITool - Sistema de Monitorização e de Apoio à Decisão nos hospitais parceiros.


08-01-2016
Hospital Universitário da Noruega do Norte visita o Hospital de São Francisco Xavier, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

Durante a sua visita a Portugal, Gunnar Skov Simonsen and Anne Mette Asfeldt, visitaram o Hospital de São Francisco Xavier, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (HSFX-CHLO).
A visita conduzida pelo Coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Francisco Xavier - Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Dr. Pedro Póvoa (membro da equipa HAITool), teve como objetivo a apresentação da participação do HSFX-CHLO no projeto HAITool. A visita incluiu a demonstração do funcionamento do sistema no hospital.


08-01-2016
Hospital Universitário da Noruega do Norte visita o Hospital do Espírito Santo de Évora

Durante a sua visita a Portugal, Gunnar Skov Simonsen and Anne Mette Asfeldt (parceiros do departamento de Microbiologia e Controlo de Infeções do Hospital Universitário de North Norway, visitaram o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).
A visita conduzida pelo Diretor do HESE, Dr. Manuel Carvalho, teve como objetivo a apresentação da realidade do hospital, bem como o envolvimento do HESE no projeto HAITool. A visita incluiu workshops com diretores dos serviços, enfermeiros-chefe, administradores do hospital e a equipa do GCL-PPCIRA, que debateu a implementação do HAITool no HESE.


08-01-2016
Parceiros do Hospital Universitário de North Norway visitam Portugal

Gunnar Skov Simonsen and Anne Mette Asfeldt, parceiros do departamento de Microbiologia e Controlo de Infeções do Hospital Universitário de North Norway visitaram Portugal nos dias 6,7 e 8 de Janeiro. Estes três dias incluiram workshops/encontros com os membros da equipa do HAITool do IHMT e visitas aos hospitais parceiros do projeto: Hospital do Espiríto Santo de Évora e Hospital de São Francisco Xavier Centro Hospitalar de Lisboa.


16-12-2015
Equipa do HAITool colabora em sessões de telemedicina
Os investigadores HAITool Luis Lapão e Alexandra Simões, participaram na plataforma de telemedicina "Réseau en Afrique Francophone pour la Télémédecine, RAFT”, com os tópicos “Good Practices for Hospital Infection Control” e “Antibiotic Stewardship Programs”.
As sessões estão disponíveis aqui (in Portuguese only):
Boas práticas para o controlo de infeções hospitalares: http://raft.g2hp.net/pt-pt/events/boas-praticas-de-controlo-de-infeccoes-hospitalares/
Programas de Antibiotic Stewardship: http://raft.g2hp.net/pt-pt/events/a-gestao-do-uso-de-antibioticos-antibiotic-stewardship-programs/


12-11-2015
HAITool foi notícia na Radio Renascença
Numa entrevista à Radio Renascença, o líder do projeto, Luís Lapão, explica a iniciativa e o seu impacto e benefício para os pacientes e serviços de saúde: O HAITool é um projeto financiado pela EEA Grants, cujo objetivo é reduzir as infeções nos hospitais através do uso de uma aplicação para suportar a gestão das infeções, permitindo aos médicos uma decisão informada sobre os antibióticos a prescrever a cada paciente internado. O projeto contribuirá para reduzir a pressão antibiótica nos serviços, reduzindo a ocorrência de resistências e infeções hospitalares - estes resultados podem ser medidos pelas doses de antibióticos, número de infeções e duração da estadia dos pacientes. Notícia e entrevista disponíveis aqui (em português).


31-10-2015
HAITool na “ACONTENCE”
O projeto HAITool foi mencionado na edição mais recente da revista “ACONTECE” da ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde). Artigo disponível (páginas 9-13) aqui .


23-10-2015
Benchmarking na Suiça
O Benchmarking no Hospital Universitário de Geneva, terá lugar nos dias 4,5 e 6 de Novembro de 2015. Os membros da equipa Luis Velez Lapão, Alexandra Simões, Christian Lovis e outros colegas irão efetuar uma análise de benchmark para enaltecer os pontos chave dos Sistemas de Monitorização de Resistências aos Antibióticos, por forma a ultimar o desenho do sistema ajustado à realidade portuguesa.


24-09-2015
Membros da equipa do HAITool no “Moving Antimicrobial Stewardship Forward in Special Population Settings, ESCMID Postgraduate Education Course”
“Moving Antimicrobial Stewardship Forward in Special Population Settings, ESCMID Postgraduate Education Course” é um curso organizado pelos grupos de trabalho do ESCMID para as Infeções nos Idosos, Políticas de Antibióticos, Anti-Infectantes, Annecy-Genevois Hospital Centre, e Societé de Pathologie Infectieuse de Langue Française (SPILF); que inclui vários tópicos nos programas de antibiotic stewardship, tais como:
• Estratégias e desafios dos programas de antimicrobial stewardship em instituições de cuidados continuados;
Clostridium difficile como um indicador de um programa de antimicrobial stewardship efetivo;
• As linhas convergentes de programas de antimicrobial stewardship melhorados e implementação de alterações científicas/comportamentais;
• Novas tecnologias e ferramentas que asseguram a eficiência de programas de antimicrobial stewardship;
• Sistemas de Apoio à Decisão - poderão substituir os programas de antibiotic stewardship?
A investigadora Post-Doc, Alexandra Simões, irá estar presente neste curso, que terá lugar em Ferney-Voltaire, França, a 5 e 6 de Novembro de 2015.


24-09-2015
HAITool apresentado no “Primeiro Encontro Anual de Controlo de Infecção e de Resistências aos Antimicrobianos do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE)
O projeto HAITool foi apresentado no “Primeiro Encontro Anual de Controlo de Infecção e de Resistências aos Antimicrobianos do HESE, organizado pelo “Grupo de Coordenação Local do Programa de Controlo de Infecção e de Resistências aos Antimicrobianos, HESE” em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical - Universidade Nova de Lisboa, a decorrer no HESE, a 24 de Setembro de 2015. A sessão contou com a presença dos membros da equipa: Luis Velez Lapão, Pedro Póvoa, Alexandra Simões, Pedro Pinto e Miguel Gil. A promoção da prevenção e controlo das infeções hospitalares e o debate das resistências aos antibióticos foram os principais tópicos desta sessão. Ao longo da manhã, forma apresentados vários projetos de investigação e resultados no controlo das infeções, a uma audiência que juntou cerca de 60 profissionais de saúde.


02-09-2015
IHMT publica um guia prático para a implementação de Programas de "Antibiotic Stewardship"
O IHMT elaborou um policy paper com o título "Practical Guide for the Implementation of Antibiotic Stewardship Programs," escrito por Alexandra Sofia Simões, João Gregorio, Pedro Póvoa and Luís Velez Lapão. Este documento, disponibilizado em português e inglês, pretende transmitir conselhos práticos, baseados na evidência, para a implementação de Programas de Antibiotic Stewarship em hospitais portugueses, por forma a melhorar a qualidade das prescrições de antibióticos, contribuir para melhores resultados clínicos e complementar a campanha nacional: “Campanha de Precauções Básicas de Controlo de Infecção” do “Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos. Os programas de Antibiotic Stewardship contribuem para a otimização da terapêutica antibiótica, assegurando o seu uso apropriado (indicação, dose e duração) e minimizando os seus efeitos colaterais. A adoção destes programas pode reduzir a prevalência de resistência aos antibiótcos, os custos dos cuidados de saúde, bem como a salvação de vidas.


29-06-2015
Benchmarking no Hospital Universitário de North Norway, Tromsø, Noruega
O primeiro Benchmarking do projeto HAITool ocorreu no departamento de Microbiologia e Controlo de Infeções do Hospital Universitário de North Norway (UNN), Tromsø, Noruega, de 22 a 26 de Junho de 2015. Nestes 5 dias de encontros, os membros do projeto HAITool Luís Velez Lapão e Alexandra Sofia Simões, do IHMT-UNL e Gunnar Skov Simonsen, Anne Mette Asfeldt e Torni Myrbakk, do UNN, realizaram uma análise de benchmark para enaltecer os pontos chave para a implementação de Antibiotic Stewardship e a implementação de Sistemas de Monitorização de Resistências aos Antibóticos. A visita incluiu:
• UNN/Helse Nord. Apresentação do departamento de Microbiologia e Controlo de Infeções.
• Visita guiada pelo hospital, incluindo uma visita ao laboratório de Microbiologia.
• Apresentação do projeto HAITool.
• Apresentação das guidelines da UNN e guidelines nacionais da Noruega para antimicrobial stewardship.
• Apresentação do NORM - National surveillance of antimicrobial resistance


31-05-2015
IHMT implementa um projeto na área das infeções hospitalares com o apoio da Noruega
IHMT e a ACSS, Ministério da Saúde, assinaram a 14 de Maio, o contrato de financiamento do projeto HAITool, ao abrigo do programa Iniciativas Públicas na Saúde/EEA Grants. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de informação para a prevenção, gestão e controlo de infeções hospitalares em Portugal. O projeto, coordenado pelo Professor Luis Lapão (do IHMT), será implementado em parceria com a Universidade de Northern Norway.